Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Framerate, Lag, Tibia usando muitos % do pc, desempenho, etc, etc!

3 participantes

Ir para baixo

Framerate, Lag, Tibia usando muitos % do pc, desempenho, etc, etc! Empty Framerate, Lag, Tibia usando muitos % do pc, desempenho, etc, etc!

Mensagem  Havengar Ter Set 15, 2009 7:34 pm

Esse tópico tem finalidade de vc entender melhor definições, problemas e conseguir resolver algumas dificuldades quanto a isso.


DEFINIÇÕES



Framerate:


Nada mais é, do que quadros por segundo. Ou seja, FPS significa "frames per second". Traduzindo para o português, "quadros por segundo". Traduzindo para o fácil entendimento, seria a velocidade com que a imagem é exibida em sua tela. Para ver a quantas anda seu FPS (framerate) basta vc dar um ALT + F8 enquanto estiver jogando. No canto superior esquerdo, exibirá a sua atual medição. Não é preciso dizer que quanto maior é seu FPS, melhor será seu rendimento. Porém é importante lembrar que para vc ter o máximo de FPS, vc precisará tbm observar, quanto o seu processador está usando para gerar isso. Se estiver por exemplo, em mais de 90% do processamento, poderá estar colocando em risco a vida útil de seu processador, sem mencionar que no meio do jogo, de repente, seu computador pode reiniciar repentinamente, travar, e uma série de outras consequências.


Lag & Freeze:


Lag: É conhecido por oscilação, interrupção de uma continuidade, apresenta uma maior lentidão e vc fica andando no jogo por exemplo, como se estivesse indo e parando, "pipocando". Problemas com lag podem ser de origem tibia, de origem pc, e de origem conexão.

Freeze: É conhecido congelamento da imagem, travamento, interrupção total da interatividade, apresenta uma paralisação e vc fica no jogo por exemplo, como se a imagem estivesse congelada, nada se move. Problemas com freeze podem ser tbm de origem tibia, de origem pc, e de origem conexão.




RESOLUÇÕES



Problemas:


Origem tibia: Pode ser o servidor com instabilidade (verifique se há o lag em outros mundos), pode ser de ordem geral mesmo, uma manutenção ou algum problema sempre ligado aos servidores da cip. Um bom exemplo, são os recentes ataques DDoS que o Tibia vem sofrendo. Para identificar se o seu problema tem essa origem, testes como entrar do seu computador em outros mundos, verificando se tbm há o problema, são muito esclarecedores. Principalmente em seus testes, considerar que há mundos germânicos e americanos, há diferenças entre eles, e podem aparecer em seus testes.

Origem pc: Verifique quanto de processamento o tibia está usando de seu computador. Dando Ctrl +Alt + Del, vc pode verificar a porcentagem de uso do seu computador pelo Gerenciador de Tarefas do Windows. Por exemplo, nas opções do cliente Tibia, se a barra de seu framerate limit, estiver regulado no máximo, isso pode ocorrer. Além disso se sua configuração de video no pc não estiver em 16 bits, por exemplo, estiver 32 bits, pode dificultar tbm em relação a esse problema. Se sua placa de video for muito fraca, muitas vezes on-board, ou não está com drivers apropiados, além de directx desatualizado ou corrompido. Se estiver usando muito programas ao mesmo tempo. Lembre-se sempre que o cliente tibia suga muito do computador e uma forma boa de identificar isso, é pelo Gerenciador de Tarefas do Windows, como mencionei.

Origem conexão: Se vc usa acesso discado é recomendável que não abra coisas simultaneamente com o tibia. Muitas vezes MSN, navegação em páginas, fazendo downloads, e ainda jogando damas on-line por exemplo, compartilhadores como kazaa, vc não vai ter conexão que aguente tudo isso. Fatalmente acarretará em problemas na velocidade do tibia.
Se vc usa acesso banda larga em um mínimo de 128 vc já tem um pouco mais de possibilidades porém mesmo assim não abuse se seu problema quanto ao tibia é de origem conexão. Sempre certifique-se que não faz muitas outras coisas simultaneamente com o tibia. Tendo checado tudo, ou seja garantindo que não tem muitos processos que usem a conexão ao mesmo tempo que usa o Tibia, porém mesmo assim persistindo o problema, feche tudo incluindo tibia e acesse essa página http://www.numion.com/YourSpeed/index.html faça um teste de velocidade e verifique se a velocidade está abaixo mesmo do que normalmente vc acessa, aí então confirmando isso entre em contato com seu provedor para checar o problema. Outro problema recorrente, é quando o sinal de sua conexão está oscilante. Ou seja, vc tem uma intermitência que muitas vezes é imperceptível para navegação em páginas. Mas para o Tibia, que faz constante troca pacotes, troca de sinal, isso acaba sendo MUITO SENSÍVEL, e qualquer mínima oscilação no sinal (perda de pacotes), pode ser um problema grave que ocasiona o seu lag, freeze ou kick. Um forma bem eficaz de fazer esse diagnóstico é ligar em seu serviço de banda larga ou provedor, para que façam um teste de roteamento em seu sinal. Geralmente eles fazem por telefone mesmo, e com isso é possível identificar se há esse problema.



CONFIGURAÇÕES



Dicas de como evitar todos os problemas acima através da configuração:


- Certifique-se que tenha a versão 8 em diante do directx de preferência a versão 9.
- Certifique-se dos drivers de sua placa de video sempre atualizado.
- Clique com direito em sua área de trabalho e com esquerdo em PROPIEDADES, vá na guia VIDEO e na resolução coloque 16 bits e no 800x600 (de preferencia) se não puder mesmo, use 1024. Clique em APLICAR depois Ok.
- Use sempre o Gerenciador de Tarefas do windows (por meio de Ctrl+Alt+Del) para verificar o quanto de processamento ( % ) seu computador está usando. Estime sempre que acima de 90% com o tibia aberto, já é bem problemático e poderá ter consequências. O ideal é no máximo 80% de uso.
- Certifique-se sempre que o banco de dados de seu anti-virus, não atualize enquanto estiver jogando. Isso pode influenciar diretamente em problemas no jogo. Configure-o para sempre perguntar antes de atualizar.
- Desinstalação do cliente tibia e instalação novamente pode resolver muitos problemas. Lembre-se apenas que depois de instalado novamente a primeira coisa a ser feita é entrar em OPCOES, GRAPHICS, selecione 800*600 ou 1024, 16 bits, clique no botão ADVANCED certifique-se das três opcões marcadas. No framerate limit tire do limite máximo e deixe sempre em valores reduzidos (consultando junto com o Gerenciador de Tarefas do windows) para encontrar a regulagem máxima ideal que pode deixar nessa barra, de modo que o uso em % do seu computador, não ultrapasse 80%. Dê Ok, Ok novamente, e Ok novamente.


OBSERVAÇÕES


*Lá no framerate limit onde disse para ajustar, vá realizando testes para mais ou para menos até encontrar o ideal para vc, tendo um rendimento satisfatório no tibia, de modo que não sobrecarregue a máquina (uso do pc) mas que tenha um framerate bacana. Nunca deixe ajustado no limite máximo.
Ainda sobre o framerate:
É necessário sempre fazer alguns experimentos. Uma vez tendo terminado de fazer isso seu computador pode usar mais dos recursos no Tibia, o próprio tibia absorver menos dos recursos do pc, e o jogo irá rodar muito mais rápido junto até com outros programas.
É recomendado de 20-60 (vc nunca consegue visualizar mais que 60 quadros por segundo) mas com finalidade de teste tente primeiro ajustar com valores menores partindo do 10 (que é o mínimo). Como disse acima no procedimento, se necessário, aumente depois gradativamente e teste com outros valores posteriormente até encontrar o melhor valor em seu cliente de modo que o uso do computador fique no máximo em 80% e com isso tendo o rendimento máximo de fps no cliente tibia.


Espero ajudar com esse tópico :thumb:


Abraço Wink

[]'s
Havengar
Havengar
Administrador
Administrador

Mensagens : 141
Pontos : 5511
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 44
Localização : São Paulo

http://havengar.com

Ir para o topo Ir para baixo

Framerate, Lag, Tibia usando muitos % do pc, desempenho, etc, etc! Empty Re: Framerate, Lag, Tibia usando muitos % do pc, desempenho, etc, etc!

Mensagem  Cath Sex Set 18, 2009 8:51 pm

Ótimo tópico, me ajudou muito.
Cath
Cath

Mensagens : 25
Pontos : 5356
Data de inscrição : 18/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Framerate, Lag, Tibia usando muitos % do pc, desempenho, etc, etc! Empty Re: Framerate, Lag, Tibia usando muitos % do pc, desempenho, etc, etc!

Mensagem  Factory Girl Seg Set 21, 2009 10:59 am

ja li isso
em outro forum
que comeca com tibia
e acaba com br
Factory Girl
Factory Girl

Mensagens : 14
Pontos : 5352
Data de inscrição : 14/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Framerate, Lag, Tibia usando muitos % do pc, desempenho, etc, etc! Empty Re: Framerate, Lag, Tibia usando muitos % do pc, desempenho, etc, etc!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos